Vale de Lobos
A alma de uma terra
O G.D.R. "OS LOBINHOS" é uma associação desportiva e recreativa que se destina a promover a formação moral, física, educativa e desportiva dos seus associados e população de Vale de Lobos e arredores.
Foi fundado em 25 de Outubro de 1947.
Ao princípio, segundo consta do livro de actas, foram 80 os habitantes do lugar de Vale de Lobos, que se uniram para fundar o clube, em sessão magna realizada no dia 18 de Outubro de 1947, na garagem do Sr. Manuel Leiria, acto que foi assinalado nas comemorações do 50º aniversário, com a colocação no local de uma lápide evocativa.
Começaram esses associados por tratar do reconhecimento oficial do grupo e, em seguida, pela procura de um espaço próprio, onde pudessem reunir, conviver e realizar os seus bailaricos, que na altura eram o único divertimento da zona.
Arranjou-se para esse fim um velho barracão, situado na Quinta do Rosado à saída de Vale de lobos para o lado do Parque de Campismo.
Esse barracão era arrendado e surgiram problemas com o dono, facto que originou que tivessem que mudar de local, e desta vez para a actual sede. Esta começou a ser construída em 1955, e após 5 anos de grandes de todos os associados e população, foi inaugurada em 10 de Junho de 1960.
A década 60-70 foi áurea para Os Lobinhos.
Há inúmeros espectáculos musicais, com artistas de craveira nacional.
Os Carnavais são animadíssimos e muito divertidos.
O grupo musical dos Lobinhos, entretanto formado, actua com agrado geral, não só em casa, mas também pelas localidades ao redor.
Há também um grupo de teatro e na parte desportiva ciclismo e futebol. Na parte recreativa há cinema e uma sala de convívio com, na altura uma das poucas televisões existentes na terra.
Contudo, a Guerra Colonial e o surto de emigração causam a debandada de forças vivas do clube e, em 1969, acaba o grupo musical e atravessam-se alguns anos mais pobres.
Após o 25 de Abril de 1974, assiste-se a um reavivar e incremento de diversas actividades ( atletismo, teatro, futebol, um novo grupo musical e o começo da construção do Pavilhão dos Lobinhos).
A Câmara Municipal de Sintra, que já em 1960 tinha cedido terreno para a sede, em 1976, cede por 70 anos o espaço da velha saibreira, para a construção de um Pavilhão Polidesportivo, onde é feita em 1981 a cimentação do piso, o que permite a iniciação à patinagem e a outras modalidades desportivas.
Deus quer, o homem sonha e a obra nasce, e é assim que durante os anos de 1985 e 1986 é levantado e coberto o Pavilhão Gimnodesportivo, que é oficialmente inaugurado em 10 de Junho de 1989.
Realizam-se então grandes provas desportivas, como torneios de futebol de salão com 40 equipas inscritas. Algumas selecções Nacionais e várias equipas servem-se do Pavilhão para efectuar os seus treinos.
Em 1992, iniciou-se o hóquei em patins, que é a aposta mais forte do clube, desde então.
Existe também na sede do G. D. R. Os Lobinhos um Centro de Dia para a Terceira Idade, que tem desenvolvido um projecto bastante agradável para os seus utentes.