Grupo de Escoteiros de Camarões

O Grupo 142 da Associação dos Escoteiros de Portugal foi fundado em 13 de Março de 1988 com 14 escoteiros jovens e 2 Dirigentes adultos, na localidade de Camarões, freguesia de Almargem do Bispo, concelho de Sintra.

Inicialmente o Grupo enfrentou algumas dificuldades na obtenção de instalações para a sua Sede, local onde os jovens poderiam desenvolver as suas actividades. Por este motivo, os Chefes fundadores, José Soares e Aurora Soares, cederam um quarto na sua casa que, durante dois anos, serviu de Sede do Grupo e no qual se reuniam os jovens.

O Grupo, que se organizou inicialmente em duas patrulhas, - CASTOR e LOBO - começou então a desenvolver actividades escotistas, e de cariz social e ambiental, começando assim a ser conhecido não só pelos jovens como pela própria população de Camarões e da Freguesia de Almargem do Bispo. E, naturalmente, a adesão dos jovens foi uma realidade. Passado dois anos, em 1990 já o Grupo contava com um efectivo de 30 jovens o que levou os responsáveis a continuar desenvolvendo esforços no sentido de obterem instalações próprias e adequadas.

Foi então que a Junta de Freguesia de Almargem do Bispo disponibilizou para o Grupo parte de um barracão (25 m 2) no Largo da Festa em Camarões, e que embora não tendo instalação eléctrica, nem de água, nem sanitária, foi o espaço possível.

Entretanto o Grupo continuou a crescer. Em 1992 tinha já 41 jovens pelo que se sentia a necessidade urgente de tentar encontrar uma solução, com instalações dignas, que permitisse responder a este crescimento.

O efectivo do Grupo aumentava, mas aumentavam também as nossas responsabilidades perante os jovens. Assim, havia apenas uma solução - CONSTRUIR UMA SEDE.

QUEM NOS AJUDOU NA FASE DA CONSTRUÇÃO DA NOSSA SEDE

O nosso QUERER era muito forte e por este motivo, lançámos uma operação junto das Entidades Oficiais, Empresas e População da Almargem do Bispo no sentido de conseguirmos a verba necessária à construção. Simultaneamente, efectuámos Campanhas de Angariação de Fundos com a venda de calendários, canetas, porta-chaves, rifas e ainda organizamos festas convívio. As ajudas foram chegando, a construção foi crescendo e a nossa aspiração é hoje uma REALIDADE. Para tal contámos com o apoio financeiro das seguintes Entidades Estatais:

- Câmara Municipal de Sintra
- Instituto Português da Juventude (Delegação Regional de Lisboa)
- Governo Civil de Lisboa
- Junta de Freguesia de Almargem do Bispo
- Algumas Empresas do Distrito de Lisboa e ainda pessoas singulares.

Data de inauguração da nossa sede: 28/09/2002.

ENQUADRAMENTO SOCIAL E ACTIVIDADES DO GRUPO 142

As acções do Grupo 142 enquadram-se em actividades de carácter dinâmico e formativo onde os jovens tomam parte activa e directa na realização dos seus Projectos de formação, de desenvolvimento e de apoio social e ambiental, possibilitando ainda a sua auto-realização e formação de carácter. Durante os 17 anos de actividade contínua o Grupo 142, que conta actualmente com um efectivo de 67 elementos, além das suas actividades escotistas (acampamentos, caminhadas, exploração de regiões, montanhismo e outras) tem vindo a desenvolver iniciativas nas áreas: Social, Cultural e de Defesa do Ambiente, para as quais tem contado com a colaboração da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, da Câmara Municipal de Sintra e das Escolas da Freguesia. Além das actividades escotistas que desenvolvemos com os escoteiros do Grupo, participamos também em actividades escotistas e de convívio com outros Grupos de Escoteiros não só do Concelho de Sintra, como também de outros Concelhos do país.

ACTIVIDADES SOCIAIS E AMBIENTAIS

Entre as várias actividades desenvolvidas pelo Grupo, destacamos as seguintes:

- Prevenção e luta contra o tabagismo infantil, através da divulgação de informação nas escolas e locais públicos da Freguesia de Almargem do Bispo

- Defesa do Ambiente através de limpezas pontuais em locais da Freguesia (limpeza das bermas das estradas, limpeza da ribeira de Aruil, e limpeza de zonas públicas em Camarões)

- Colaboração com as Comissões de Festa da Freguesia que, para esse efeito, nos contactam. Há 18 anos que colaboramos com as Comissões de Festas de Nª Srª dos Enfermos - Camarões -

- Participação nos Programas "Férias em Movimento", do I. P. J., e "Mais Sintra nas Tuas Férias" da Câmara Municipal de Sintra

- Colaboração dos Peditórios Nacionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Fundação de Cardiologia.

ÁREA FINANCEIRA

Esta área é sempre a mais difícil de ultrapassar.Difícil, mas não Impossível. Em virtude de os subsídios estatais e camarários serem cada vez mais reduzidos, a Chefia do Grupo 142 vem pondo em prática uma Estratégia Financeira que nos tem permitido resolver os nossos compromissos nesta área. Dessa Estratégia Financeira fazem parte várias iniciativas desenvolvidas pelo Grupo com vista à obtenção de fundos. Entre outras destacamos a organização de Festas de Convívio, venda de porta-chaves, canetas, rifas e calendários. Relativamente à venda de calendários, e desde o ano de 2004, o Grupo tem contado com o apoio da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo que patrocina os calendários, o que para nós é motivo de orgulho e satisfação. Esperamos, no futuro, poder continuar a contar com este e outros apoios da Junta de Freguesia, o que antecipadamente agradecemos.

NOTA FINAL:

O Grupo 142 de Camarões, ciente da responsabilidade que tem no apoio e formação dos jovens, continua firmemente determinado em cumprir a sua missão. E, porque também queremos ajudar a CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR, esperamos poder continuar a contar com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia. A Chefia do grupo 142 disponibiliza-se, como sempre o tem feito, para colaborar com a Junta de Freguesia nas actividades para as quais a nossa acção seja útil e necessária. JUNTOS, SEREMOS MAIS FORTES PARA APOIAR OS JOVENS E AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR!!!

texto: AEP / Grupo 142 de Camarões

Associação dos Escoteiros de Portugal - Grupo 142 de Camarões
Rua de Trás nº 6
Camarões
2715-251 Almargem do Bispo
Tel: 926614508 / 961766221
web: https://www.facebook.com/Grupo142