Base Aérea n.º 1
Na Freguesia encontram-se localizados três unidades da Força Aérea Portuguesa, no local denominado do Granja do Marquês. São elas a Base Aérea n.° 1 (B.A.l), a Academia da Força Aérea e o Instituto de Altos Estudos da Força Aérea.
A presença da aviação na Granja remonta ao ano de 1920, com o início da actividade da Escola Militar de Aviação naqueles terrenos. Foi com tal génese que, em 1939, foi criada a B. A. nº1. Sendo uma das unidades operacionais da Força Aérea Portuguesa, nela estão sediadas três esquadras: a 401 Cientistas”, que em simultâneo, com a sua missão militar de reconhecimento aéreo, e guerra electrónica, desempenha uma importante missão de interesse público, traduzida na vigilância da nossa zona económica exclusiva, em especial nas áreas de controle de pescas e da poluição. Compete-lhe ainda igualmente realizar a fotografia aérea para utilização das Forças Armadas. As duas restantes esquadras são a 502, “Elefantes” e a 507, “Jacarés”, que se dedicam ao transporte aéreo geral e táctico.
Na B.A. 1, encontra-se ainda um pólo do museu do Ar, que pode ser visitado gratuitamente pelo público todos os fins-de-semana e apresenta uma exposição estática de algumas mais significativas aeronaves que voaram com a cruz de Cristo.
A Academia da Força Aérea (A.F.A.) iniciou as suas actividades em 1 de Fevereiro de 1978, sendo um estabelecimento militar de ensino superior, responsável pela formação de todos os oficiais do quadro permanente da Força Aérea habilitados com licenciatura. Na A.F.A. funciona igualmente a Escola Superior de Tecnologias Militares Aeronáuticas, por sua vez responsável pela formação dos oficiais do quadro permanente habilitados com bacharelato. Para apoio às actividades lectivas, possui laboratórios de electrotecnia, de química, de aeronáutica, de línguas, 2 anfiteatros, um auditório, um pavilhão gimnodesportivo, campo de futebol com relvado sintético e pista de atletismo.
O Instituto de Altos Estudos da Força Aérea é um estabelecimento de ensino militar que tem por missão ministrar aos oficiais do quadro permanente a formação complementar necessária ao desempenho das funções de comando, de direcção e de estado-maior, colaborando igualmente na actualização e uniformização da dou trina do ramo. De realce os três cursos que aqui são realizados anualmente: o Curso Básico de Comando, o Curso Geral de Guerra Aérea e o Curso Superior de Guerra Aérea.